sábado, 26 de janeiro de 2008

Treinadores mais importantes da História do FC Porto

Treinadores mais importantes da História do FC Porto
Os treinadores mais importantes da história do clube, e que estiveram ligados aos maiores sucessos da equipa de futebol.




Dorival Yustrich - Treinador Brasileiro que levou o FC Porto ao título nacional, após um jejum de 16 anos. Era um treinador de feitio polémico e um grande líder de homens. Uma equipa com talento e bem comandada foi a receita para quebrar o nosso jejum mais prolongado.




José Maria Pedroto - Talvez o melhor e mais carismático treinador que alguma vez passou pelo FC Porto. José Maria Pedroto esteve ligado ao "bi" conseguido no final da década de 70, após 19 anos de jejum. Levou a equipa à sua primeira final Europeia e construiu as bases para as grandes equipas que conquistaram Portugal e o resto do mundo durante as décadas de 80 e 90.




Artur Jorge - Disciplo de José Maria Pedroto. Artur Jorge sucedeu a José Maria Pedroto e António Morais. Em duas passagens pelo FC Porto ganhou tudo o que havia para ganhar a nível nacional e levou a equipa ao título Europeu. Artur Jorge foi o primeiro técnico português que se pode orgulhar de tal feito.




Tomislav Ivic - Sucedeu a Artur Jorge. Ganhou tudo o que havia para ganhar a nível nacional, foi campeão mundial e venceu a Supertaça Europeia. Só não ganhou novamente a Taça dos Campeões e... saíu. Um bom amigo do FC Porto que ocasionalmente visita uma casa que será sempre sua.




Carlos Alberto Silva - Veio para o FC Porto com a missão de substituir Artur Jorge, que terminava a sua 2ª passagem pelo FC Porto. Os resultados falam por si...nos dois anos em que esteve à frente da equipa, conquistou o campeonato nacional. Um treinador discreto mas que cumpriu na plenitude.




Bobby Robson - Já não foi a tempo de ser campeão nacional na sua 1ª (meia) época, mas ainda venceu a Taça de Portugal, derrotando na final o Sporting, o clube que inexplicavelmente o tinha despedido. Nos dois anos seguintes foi campeão nacional e levou o clube a uma meia-final da Liga dos Campeões, perdida a uma mão no Camp Nou, perante o FC Barcelona. Bobby Robson foi sem dúvida um dos mais populares treinadores do FC Porto de sempre!




António Oliveira - Tal como Pedroto, António Oliveira foi jogador e treinador no FC Porto. Como treinador, esteve ligado ao "Penta", vencendo 2 campeonatos (o primeiro "tri" da história do clube e o "tetra"). Voltou a ser seleccionador nacional, levando o país ao mundial de 2002.




Fernando Santos - esteve 3 anos à frente do FC Porto. Depois de Robson e Oliveira, manteve a senda dos êxitos, conquistando para o FC Porto um quinto título consecutivo. Fernando Santos ficará para sempre conhecido como o «Engenheiro do Penta».




José Mourinho - esteve dois anos e meio à frente do FC Porto. Nas duas épocas completas que realizou venceu 2 campeonatos, 1 Taça de Portugal, 1 Supertaça, 1 Champions League e 1 Taça UEFA. É sem dúvida nenhuma o treinador com mais sucesso da história do clube. José Mourinho é actualmente um dos mais conceituados técnicos a nível mundial.


Todos os Treinadores:


Quote:
Pinto Basto, Adolphe Cassaigne, Akos Teszler, Joseph Szabo, François Gutskas, Miguel Siska, Augusto Silva, Gencsi, Cândido de Oliveira, Fernando Vaz, Yustrich, Otto Bumbel, Fernando Daucik, Otto Vieira, Pedroto, Jamos Kalmar, Otto Glória, Flávio Costa, Pedroto, Tommy Doc, Fernando Riera, Bella Guttmann, Pedroto, Hermann Stessl, Pedroto, António Morais, Artur Jorge, Tomislav Ivic, Quinito, Artur Jorge, Carlos Alberto Silva, Bobby Robson, António Oliveira, Fernando Santos, Octávio Machado, José Mourinho, Luigi del Neri, Victor Fernandez, José Couceiro, Co Adriaanse e Jesualdo ferreira.

«TRI»-ABRAÇO:





Em Dezembro de 2003, disputou-se o último jogo de Taça de Portugal no estádio das Antas. Pinto da Costa reuniu 3 treinadores históricos num abraço muito especial.

José Mourinho venceu uma Champions League e uma Taça UEFA, Tomislav Ivic venceu a Taça Intercontinental e a Supertaça europeia e Artur Jorge venceu a Taça dos Clubes Campeões Europeus.

A assistir a este abraço especial vemos o Presidente Pinto da Costa, com certeza muito orgulhoso das escolhas que fez ao longo da sua presidência, também no que diz respeito a treinadores.

Agradeço a todos estes treinadores o que fizeram pelo meu FC Porto

Nenhum comentário: